O que é a agricultura biológica?
Na agricultura biológica são produzidos alimentos sem se utilizar produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas. Assim, os produtos são mais saborosos e saudáveis.
Na agricultura biológica usam-se animais no combate às pragas e às doenças, nas plantações são largadas joaninhas para que estas se alimentam dos piolhos. Os milhafres também são usados porque se alimentam de ratos. Imagina tu que são produzidos em laboratório macho estéril da mosca da fruta para serem lançados no ambiente e combaterem as pragas. Já que o acasalamento com as fêmeas não produz filhotes. A plantação de diferentes culturas no mesmo terreno também ajuda no controle das pragas e das doenças. Sabias que se um agricultor plantar cenouras e cebolas no mesmo terreno irá afastar a mosca da cenoura? E que as plantas aromáticas mantêm as pragas afastadas? E ainda que há flores que atraem os insectos úteis?
São usados adubos e estrumes a partir de excrementos de animais, cascas de árvore, cinzas de madeira, serradura e até cascas de ovo. Mas também são usadas outras técnicas; a rotação de culturas e a plantação de diferentes culturas. A agricultura biológica é mais amiga do ambiente, pois ela não usa pesticidas e fertilizantes químicos e, por isso, não polui os solos e as águas. E recicla restos de origem animal e vegetal para fornecer nutrientes ao solo, evitando a sua erosão.
Os produtos biológicos fazem muito bem à saúde e ao ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário