Sabes porque os animais dormem, mas muitos deles dormem poucas horas.? Porque se dormissem muito tempo tornar-se-iam presas fáceis para os predadores. A girafa, por exemplo, dorme quase sempre de pé porque se sente mais segura. Ela é um dos animais que dorme menos tempo, cerca de duas horas por dia.
Nem todos os animais dormem à noite como o homem. Há aqueles que dormem durante o dia, escondidos nas suas tocas, e caçam à noite. Estes animais têm características especiais para sobreviverem no escuro. Uns têm uma audição apurada, outros o sentido de olfacto. Por exemplo, os bigodes do gato podem ajudá-lo a sentir que caminho deve seguir quando está no escuro.
Os animais de hábitos nocturnos não saem dos seus refúgios durante o dia. Alguns vivem em lugares muito quentes, como no deserto, e saem à noite pois está mais fresco. Outros têm uma pele que não aguenta o calor, como é o caso dos sapos. E há aqueles que apenas saem à noite para fugir dos predadores que andam à caça durante o dia.
É o morcego. Ele é mesmo dorminhoco, imagina tu que ele dorme quase o dia todo.
Sabias que há animais que entram num sono profundo?
Durante o inverno alguns animais entram num sono profundo, quase parecem estar mortos. É o que se chama hibernação. Estes animais alimentam-se da gordura acumulada que têm no corpo. Também podem acordar de vez em quando para comerem alimentos que estão guardados na toca. Os ursos, os morcegos, os hamsters, os ouriços, as tartarugas são animais que hibernam. Quando a temperatura sobe e eles acordam, sentem-se esfomeados, alguns perdem metade do peso durante a hibernação.
Sem comentários:
Enviar um comentário