O tronco do sobreiro tem uma casca espessa que se chama cortiça. Com a cortiça extraída do sobreiro fabricam-se rolhas, pavimentos e isolamentos e até acessórios de moda como malas, chapéus, luvas. A madeira do sobreiro é muito boa para lenha e para fornecer carvão. As suas folhas são persistentes e o seu fruto é a bolota. A bolota é o alimento de muitos animais, do porco preto, do gaio, do javali, do gado doméstico.
Sabes o que quer dizer árvores de folha persistente?
Quando chega ao Outono, as folhas de algumas árvores caem no solo. Mas há árvores que nunca ficam despidas de folhas. São as chamadas árvores de folha persistente como o sobreiro.
Onde é que o sobreiro vive?
O sobreiro vive no litoral alentejano e nalguns locais de Trás-os-Montes e Beira Interior.
Um fogo mata muitas espécies de árvores, mas normalmente os sobreiros conseguem sobreviver. Sabes porquê? Porque a cortiça protege os sobreiros do fogo. E depois, os ramos protegidos pela cortiça vão dar origem a novos rebentos. Por exemplo um pinheiro-bravo, após um incêndio, fica totalmente queimado e só regenera a partir de sementes.
Os montados são florestas de sobreiros e são muitos importantes para a produção de cortiça. Os montados são muitos ricos em várias espécies de animais e plantas. Muitos animais que estão em perigo de extinção habitam e fazem ninhos nas árvores dos montados (cegonhas-pretas, aves de rapina, linces). Por exemplo, a águia Imperial nidifica nestas árvores.
E sabias que as florestas de sobreiro e azinheira são o habitat preferido do lince ibérico?
Nos montados encontram-se cogumelos que ali encontram as condições necessárias para crescerem saudáveis. E muito deles são bastante apreciados na gastronomia.
Sabes o que é um Tirador de Cortiça?
É o trabalhador que retira a cortiça dos sobreiros. A primeira extracção de cortiça realiza-se por volta dos 18 a 27 anos. Depois a cortiça é extraída de pelo menos 9 em 9 anos.
Sabias que Portugal é um dos maiores produtores mundiais de cortiça?
Curiosidades: No Guiness Book of Records, Portugal é citado pela maior floresta de cortiça e pelo maior sobreiro do mundo, que está situado no Alentejo. Os sobreiros são protegidos por lei, sendo proibido o seu abate e a sua substituição por outras espécies.
Sem comentários:
Enviar um comentário