O que são anfíbios?
Os anfíbios também são chamados batráquios. São animais de sangue frio, isto quer dizer que a temperatura do seu corpo depende da temperatura ambiente. Assim, quando chegam os dias frios de Inverno, a temperatura dos anfíbios desce e eles entram em hibernação. Os anfíbios não têm escamas, penas ou pêlos. A sua pele é nua, húmida e permeável. Não penses que eles bebem água pela boca. Quando querem beber água, eles absorvem a água das folhas, das rochas, através da pele.
Sabes o que significa a palavra anfíbio?
Esta palavra vem do grego e significa "vida dupla". É que estes animais vivem na água quando são jovens e vivem na terra quando são adultos. Quando estão na água, respiram por meio de guelras tal como os peixes, e na terra por meio de pulmões e através da pele.
Qual a importância da água na vida dos anfíbios?
A água é muito importante na vida dos anfíbios por duas razões: para manter a sua pele húmida e na reprodução.
A pele dos anfíbios precisa de estar sempre húmida. Sabes porquê?
Porque os anfíbios respiram através da pele e, se ela secar, eles tem dificuldade em respirar e morrem. Por isso, eles procuram abrigos em locais húmidos e absorvem a humidade das folhas e das rochas.
O meio de reprodução dos anfíbios é através de ovos que colocam na água. Estes ovos não têm uma casca dura e protectora como os ovos das aves. Eles são gelatinosos e, por isso, precisam de estar sempre húmidos. Um novo ser desenvolve-se dentro do ovo e alimenta-se da gema. Este novo ser chama-se larva ou girino. E não é nada parecido com um sapo ou uma salamandra. Ele tem cauda, não tem pautas e respira por guelras. Quando cresce, sofre uma grande metamorfose. Crescem-lhe pernas e braços e começa a respirar por pulmões. Nesta altura, sai da água e vai para terra. Já é adulto.
Curiosidades: Em Portugal existem 17 espécies de anfíbios: 11 espécies de rãs e sapos, 3 espécies de salamandras e 3 espécies de tritões.
Sem comentários:
Enviar um comentário