quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ambiente

Descobre quais são os animais que cantam e como cantam.
Os animais cantam com diferentes objectivos: atrair as fêmeas, marcar o território, comunicar.

Os machos são melhores cantores?
Em muitas espécies os machos são os únicos com dotes para o canto. As fêmeas não sabem cantar. É o que acontece, por exemplo, com as cigarras. Os machos cantam e as fêmeas, atraídas pelo canto, aproximam-se deles para acasalar.
Sabias que cada espécie de cigarra emite o seu próprio som? Deste modo, quando o macho canta, atrai somente fêmeas da sua própria espécie. Mas o canto do macho também tem outra função: ele canta alto para irritar os ouvidos dos predadores (os pássaros) e afastá-los. Durante a época de acasalamento, os pássaros também cantam para atrair as suas companheiras. Algumas espécies de aves aprendem a cantar quando são jovens, ouvindo os adultos a cantar. Enquanto outras, não precisam de ouvir os adultos. Elas já nascem a saber cantar.

O canto dos animais serve para marcar território?
Muito animais cantam para delimitar o seu território. Se falassem diriam, com toda a certeza, «Este território é meu! Não ousem invadi-lo.»
Por exemplo, o galo canta de madrugada para assustar os seus adversários. É que ele gosta de ser o único macho do galinheiro e assumir o comando de tudo. Assim, usa a voz para avisar os outros machos da sua espécie que se trata do seu território.

Sabias que existem aves que emitam o canto de outras espécies?
Algumas aves têm esta habilidade e fazem-no para marcar o seu território. Sabes o que isto significa? Quando o dono real do canto ouve a imitação, não se apercebe da farsa e pensa que aquele território já está ocupado por um macho da sua espécie. E deixa o território livre e, deste modo, a ave imitadora fica com mais alimentos para si e para a sua família.

Curiosidade: Sabias que as baleias-azuis cantam cada vez mais alto? Há cada vez mais ruído no mar provocado pelo tráfego de navios e as baleias, para se fazerem ouvir, cantam cada vez mais alto. Esta é uma das explicações dadas pelos cientistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário